quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como jogar fora corretamente Manteiga ou Margarina Vencida

Um dia desses, fuçando na geladeira da empresa na qual trabalho encontrei um pote com uma manteiga vencida havia quase um ano. Como não havia mais o menor motivo para mantê-la lá decidi retirar. OK, mas e aí, o que eu faria com a manteiga? A maioria das pessoas jogaria o pote inteiro no lixo com manteiga e tudo. Mas sabemos que isso não é o correto do ponto de vista sustentável. Em primeiro lugar o mateiral como um todo não estaria em condições para a reciclagem devido aos resíduos, podendo até contaminar outros materiais recicláveis. Em segundo lugar, quando a manteiga começasse a estragar eu não iria querer estar perto do "sortudo" que abrisse aquele pote.
Então eu teria que retirar a manteiga e lavar o pote para a reciclagem. Parte do problema resolvido! Mas ainda havia o "problema manteiga". Bom, a manteiga quando aquecida se transforma em um tipo de óleo e óleo, como também sabemos é um produto que pode contaminar o solo e a água. Mas muitas pessoas utilizam para fazer sabão caseiro. Então a solução era: tirar a manteiga, aquecê-la até virar óleo, lavar o pote e dar a destinação correta aos dois materiais. Não necessariamente nesta ordem. Segue abaixo o passo-a-passo de como eu realizei esta proeza fazendo a menor sujeira possível.


1º - Pegue o pote de manteiga, retire a tampa e coloque em uma panela com água o suficiente para o pote ficar boiando.






2º - Aqueça a panela no fogo baixo até que a manteiga começe a derreter ficando no fundo do pote.




3º - Quando ela já estiver totalmente líquida desligue o fogo, pegue na borda do pote com a ponta dos dedos, (não se preocupe, as bordas não estarão tão quentes quanto a água) e deposite o óleo em um recipiente separado.







4º - Agora aguarde a água da panela esfriar e use ela com um pouco de detergente para lavar o pote da manteiga retirando os poucos resíduos que ficaram.

PRONTO - O pote de plástico agora está pronto para ser reutilizado ou reciclado e o óleo para ser entregue a coletores ou centros de reciclagem que manipule este tipo de material.


Nenhum comentário: