terça-feira, 7 de abril de 2015

Resolver problema do Nokia Lumia 830 com Windows Phone 8.1 que fica reiniciando após atualização

No último domingo 05/04/2015 meu celular, um Nokia Lumia 830 informou que havia uma nova atualização do sistema operacional que poderia ser instalada. Eu de pronto confirmei e foi iniciado o processo da atualização. A tela exibiu as famosas engrenagens na reinicialização do Windows Phone que indica a configuração do Update. O celular reiniciou após alguns minutos e a mensagem de que a atualização já havia sido instalada apareceu. Muito bem, o problema é que depois disso o celular começou a reiniciar várias vezes. Ele ligava, ficava aproximadamente 1 minuto ligado e reiniciava. Inicialmente achei que era um procedimento normal e que o celular deveria estar instalando ou configurando os demais aplicativos no celular devido à atualização. Como a bateria estava acabando coloquei para carregar e deixei ele fazendo o que tinha que fazer. Mas comecei a achar muito estranho quando 3 horas depois ele continuava reiniciando sozinho aparentemente sem mudar nada. E não importava o que estivesse sendo utilizado no celular. Esperei ele recarregar 100% então tirei da tomada e desliguei. Enquanto aguardava alguns segundos para poder reiniciar ele vibrou e reiniciou sozinho e caiu novamente no looping de reinício. Ficou inviável utilizar o celular para qualquer atividade. Então decidi ligar o PC e pesquisar sobre o problema. Depois de muita leitura inútil em Forums, Suporte Windows e quase fazer uma "lobotomia" de vez no meu celular através de um tutorial do YouTube sobre Hard Reset, finalmente descobri o problema e ele foi resolvido. Portanto se você está com um problema parecido leia os passos abaixo antes de resetar seu celular e perder tudo o que você nele.

RESOLUÇÃO:

O problemas estava no cartão de memória do meu celular que continha alguns aplicativos instalados. Por algum motivo alguns dados deviam estar corrompidos ou mal alocados, inclusive relacionados à aplicativos que são iniciados junto com o Sistema Operacional. A atualização Denim devia ter alguma linha de código que reinicia o aparelho se algum problema assim for detectado, mas como o problema não era resolvido ele inevitavelmente caía neste looping infinito. Em um dos reinícios forçados do celular ele até chegou a exibir a mensagem de que havia algum problema com o cartão SD e que podia ser corrigido através de uma verificação. A questão é que essa correção feita pelo celular não resolvia em nada. 

Então o 1º passo é desligar o aparelho e retirar o cartão. Se o problema for esse mesmo ele não vai mais resetar. Porém você com certeza precisa dos dados contidos nele para utilizar o celular mas se você recolocar o cartão novamente o problema voltará. Então você precisa realizar uma rotina de verificação e até mesmo desfragmentação para que corrija possíveis arquivos corrompidos. 

Para isso coloque o cartão num computador para que possa ser verificado. Após o cartão ser reconhecido pelo computador, vá para Computador e clique com o botão direito no ícone que ilustra o cartão de memória. Então vá para Propriedades > Ferramentas > Verificação de Erros > Verificar Agora. Marque as duas opções Corrigir... e Verificar.. e clique em Iniciar. Após terminar, a janela irá mostrar um relatório da verificação. Feche as janelas.

Agora, só por garantia faça uma Desfragmentação do disco. Na mesma tela de Ferramentas, clique em Desfragmentar agora... Na tela que se abrir, selecione o disco referente ao cartão de memória e clique no botão Desfragmentar Disco. Aguarde até a conclusão do processo. Feche todas as janelas, ejete o cartão, coloque no celular DESLIGADO e ligue-o. Se você fez tudo certo e o problema realmente estava no cartão de memória isso terá resolvido o problema de vez. Comigo funcionou. 
Comente aí embaixo se resolveu com você ou se o problema persiste.
Um abraço aos amigos.


12 comentários:

SamoO disse...

Olá!
Estou com um problema parecido com o meu lumia 635.
Apareceu uma nova atualização disponível e eu cliquei, apereceram lá as engrenagenzinhas que estava atualizando... Mas depois disso meu celular ficou nesse loop infinito de reinicializações... Ele vibra, aparece Nokia na tela e só! Ficou assim por horas e ainda tá assim!
Nem sei o que fazer.

Hailton disse...

E então, SamoO? Chegou a tentar o procedimento acima ou levou na assistência técnica?

Anônimo disse...

to com o mesmo problema

Unknown disse...

Valeu mano...Deu certo aqui!Muito OBrigado <3

Unknown disse...

O meu 640, após atualizar ficou lento,não abre vídeos no face,o zap,passa o dia todo carregando,cara estou triste de mais com o celular ��,o que fzr,ja reiniciei-o.e o problema continua,e foda que o wi-fi só pega qndo qr...

Unknown disse...

Oi Lucas, obrigado, resolveu meu problema !Fiz exatamente o que falou e deu certinho!

Brunei disse...

O meu Lumia 520 está em loop, mas não teve atualização nenhuma. Ele simplesmente não queria abrir o wpp, então eu desliguei e liguei novamente, mas fica em loop. Aparece "vivo", depois "nokia" e depois tudo de novo. E eu não uso cartão de memória :(

Anônimo disse...

Olá Lucas, bom dia!


O meu Lumia 830 fica vibrando sozinho e a tela fica subindo e descendo, não consigo utilizar mais o celular, poderia me informar qual é o problema?

Anônimo disse...

O meu também está assim

raphdsc disse...

O meu lumia 1320 tbm esta com o mesmo problema mas eu não possuo cartão de memória o que devo fazer??

Unknown disse...

Muito orbrigado MESMOOOOOOOOOO ♥ ajudou muito ♥

Unknown disse...

Meu Nokia Lumia 830 ao ligar, mesmo estando com chip apresenta a mensagem de telefone desligado. O que devo fazer