segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Candidato

Um jovem andava pela rua num centro movimentado de uma capital a uma semana das eleições.


Quando um homem muito bem aparentado se aproxima com um largo sorriso e o cumprimenta.

- Boa tarde! – Diz o homem, retirando o chapéu e segurando com as duas mãos.

- Boa tarde! – Responde o jovem.

- Você já tem um candidato?

- O Jovem olha com desconfiaça para o homem, que de certa forma lhe parece familiar. - Na verdade eu já tenho sim, há muito tempo desde que, tenho o meu voto definido.

- Verdade? – Disse o homem, mostrando um grande interesse e colocando as mãos em um dos bolsos e retirando uma nota de cinquenta reais. - Mas garanto que eu serei melhor do que o candidato que você escolheu. E para provar isso, lhe ofereço essa bonificação em troca do seu voto garantido, e prometo que te ajudarei em muitas outras coisas para você e seus amigos quando eu estiver eleito.
       O homem estendeu a nota, que ficou no ar.
       - Desculpa moço, mas meu voto não está a venda.

- O homem pareceu surpreso, mas sem tirar o sorriso do rosto guardou as notas no bolso e tirou um bloco grosso com papel brilhoso de um outro bolso. – Você tem carro? Aposto que tem, pois bem aqui está um bloco inteiro com vale-combustível que me sobrou e eu ofereço a você todo ele para que você possa andar por muito tempo no seu carro, dê para os seus familiares, seus vizinhos, você poderá viajar para onde quiser, sem gastar um centavo de gasolina, que tal?

O homem olhou por alguns segundos o bloco que balançava na sua frente por aquele moço. Desviou o olhar encarou o homem e lhe disse:

- Já disse moço. Já tenho o meu candidato, não posso aceitar, obrigado!

- Ah é? - O homem começou a mostrar uma certa impaciência. E onde está o seu candidato? – O homem olhou em volta procurando, em tom sarcástico, ainda sorrindo - Por acaso ele te ofereceu alguma coisa? Aposto que ele nem se importa com você, aliás ele talvez nem deve saber o seu nome, deve estar preocupado demais cuidando em garantir votos de pessoas mais ricas e influentes do que você meu amigo. Se você aceitar minha proposta pelo menos vai ganhar alguma coisa, e dele o que você vai ganhar?
     O jovem não respondeu, mas parecia certo de sua decisão.
     - Tudo bem, vejo que você é um homem em quem se pode confiar. - Disse o homem. - Se eu ganhar a eleição te ofereço um cargo para que você trabalhe no meu partido. Já encontrei algumas pessoas tão confiáveis quanto você, mas ainda falta uma vaga. Me diga qual o salário que você recebe no seu emprego atual e te pagarei o dobro, aliás, o triplo do que você ganha. Que tal hein? Basta votar em mim.

O homem fez uma conta rápida de cabeça, coçou o pescoço, mas foi relutante:

- Não posso, vou ter que negar essa oferta. Como disse já tenho um candidato.

O Homem então pareceu se zangar e decidiu pegar pesado. Avistou um bar que ficava naquela mesma rua cheia de jovens e mulheres bonitas, bebendo e festejando.

- Está vendo aqueles jovens ali? Acabei de vir daquele bar, e saiba que todos eles confirmaram seu voto em mim, e prometi a eles que se eu for o candidato deles eles sempre terão aquela vida, muita diversão, festa, sem nenhuma preocupação, afinal de contas é pra isso que serve a vida é disso que “vocês” gostam. Não quer fazer parte deles? Diga-me o que mais lhe agrada? Com o que você se diverte, me diga eu farei com que qualquer desejo seu seja realizado, dinheiro? Diversão? Prazer? Vamos lá, é só aceitar a minha proposta.

- Eu confio no meu candidato ele me proporcionará algo melhor do que qualquer dessas coisas que você me promete.

O homem então perde a paciência e num grito pergunta ao jovem:

- Mas afinal quem é esse seu candidato? Quem é esse em quem você confia tanto? Quem é esse que não faz você trocá-lo por qualquer dinheiro ou prazer do mundo que eu possa te oferecer?

- Jesus Cristo! – Bradou o jovem. O homem a sua frente levou um susto e arregalou os olhos, incrédulo. – Ele é o meu Salvador. É ele que conhece o meu coração e de todas as pessoas desse mundo. Ele é insubstituível. Ele é o mais poderoso. ELE É O MEU CANDIDATO. Aquele que eu decidi seguir. E não há nada que você me ofereça que me faça trocá-lo por você... Satanás!

O Homem então arregalou os olhos, fechou os dentes com tanta força que quase os quebrou dentro da boca. Em seguida se recompôs, colocou o bloco de volta no bolso do paletó, abriu o mesmo sorriso sínico novamente, se aproximou bem perto do jovem, colocou seus lábios tão perto de sua orelha que quase encostou seu rosto no dele e começou a falar bem baixinho, para que apenas o jovem ouvisse.

     - Deixa eu te contar uma coisa. Você não pode se livrar de mim. Pode me negar, pode me ignorar, mas eu sempre estarei por perto. Enquanto você estiver nesse mundo eu estarei bem perto. Você está suscetível à mim. Se você se desviar um pouco para cá, ou para lá sabe que eu estarei ali, você sabe disso. E quanto ao seu... “Candidato”, diga a ele que essa “eleição” ainda não acabou. Há muitos "eleitores" por aí, prontos para se colocarem de joelhos à mim por um copo de bebida, uma noite de prostituição, por muito menos do que isso.

Então afastou o rosto do jovem, deu um último sorriso, se virou e saiu andando, parando mais adiante de um casal cumprimentando-os e tirando o chapéu.

Nenhum comentário: