quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como baixar videos do Youtube sem uso de programas ou serviços de outros sites


A pergunta que não quer calar: “Como baixar os vídeos que a gente assiste no Youtube de maneira rápida e descomplicada sem ter que instalar programas ou utilizar outros sites para isso?” Bem, de certa forma, tudo o que você vê na Internet fica registrado por algum tempo na máquina, é só uma questão de saber onde fica registrado e como está registrado. Se você usa o Windows XP com Internet Explorer 6, 7 ou 8 boa notícia: esta dica vai funcionar perfeitamente. Mas por alguma razão esse processo não é tão simples no Windows 7 com Internet Explorer 9 Beta pois ele não guarda os arquivos de vídeo na pasta de Arquivos Temporários da Internet. Mas assim que eu descobrir o processo eu prometo postar aqui no blog para os meus colegas de Win7.

Para quem tem XP então Vamos lá, passo a passo:

Antes de tudo você precisa ter certeza que o seu Windows está configurado para exibir a extensão dos arquivos no seu computador – aquelas três letrinhas que ficam após o nome do arquivo. Digo isso pois será preciso alterar a extensão do arquivo de vídeo para assistí-lo e você não vai conseguir se o sistema não a estiver exibindo. Como padrão, o Windows vem configurado para não exibir essas extensões, portanto faça o teste clicando uma vez em um arquivo em qualquer pasta do computador, se estiver mostrando a extensão pule para o passo 2 – “Baixando o Arquivo”, caso o contrário faça o seguinte:

Passo 1 – Exibindo a extensão dos arquivos
1º Abra qualquer janela de pasta do Windows, pode ser a “Meus Documentos”.
2º Na barra de Menus clique em Ferramentas => “Opções de pasta...”3º Na janela que se abriu clique na aba “Modos de Exibição”.
4º Procure e desmarque a Checkbox “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos
5º Pronto, faça o teste para ver se está mostrando a extensão.

Passo 2 - Baixando o Arquivo do site

1º -Vá até a página do vídeo e deixe carregar até o final (não precisa assistir ele) só tem que carregar por completo.
2º - Na mesma janela do Internet explorer clique em “Ferramentas” => “Opções da Internet”. Na Aba “Geral” seção “Histórico de Navegação” clique em “Configurações.
3º Na janela que se abriu clique no botão “Exibir Arquivos”. A pasta Temporary Internet Files será aberta mostrando centenas de arquivos, repare que os mais recentes estão no final da lista.
4º Arraste a barra de rolagem até o último arquivo da lista. Se você não entrou em nenhum outro site após carregar o vídeo ele provavelmente será o último arquivo começando com o nome videoplayback*.
5º Selecione o arquivo e copie-o (botão direito do mouse => “copiar” ou Ctrl+C) para qualquer outra pasta do computador.
6ª Repare que ele é um arquivo sem extensão. Como a maioria dos vídeos na internet estão no formato flash video você deve colocar a extensão .flv após o nome dele (Alguns vídeos de alta qualidade estão em mp4). Para renomear é só clicar com o botão direito do mouse => Renomear arquivo e editar o nome.
7º A imagem do ícone irá mudar e então clique duas vezes nele para testar.
Pronto, o vídeo já está no seu computador para você arquivar, passar para um pendrive, gravar um DVD, converter em vídeos para o celular, colocar num Power Point ou seja lá o que você quiser fazer com ele.
OBS.: Esse macete funciona em diversos sites além do Youtube, a Globo.com é um deles com a pequena diferença que o nome do arquivo começa com EF, a extensão utilizada é a mp4 e geralmente já vem com a extensão.
Não esqueçam de comentar aí galera. Dúvidas, críticas e sugestões.
Até a próxima.
Um abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

no windos seven não consigo ver os arquivos temporários acho que ele não grava mais.
OBS:VER OS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS ERA MUITO UTIL PARA MIM AGORA PARECE NÃO TER MAIS COMO .