quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como marcar a página de um texto no Adobe Reader

Por lucas.barboza

Para aqueles que adoram ler livros (como eu) mas que por falta de ativos reais financeiros que limita seu poder de compra, (“estão duros”) encontram nas versões digitais de arquivos pdf uma forma de ler seus livros preferidos na tela do computador sem gastar um centavo. 
Bom, se você se encaixa nesse perfil deve ter se deparado com um pequeno inconveniente nessa prática. Você começou a ler um livro que tinha centenas de páginas e que você sabia que iria gastar no mínimo umas três semanas pra terminá-lo. Você ficou lendo durante umas duas ou três horas mas teve que desligar o computador para almoçar, jantar, dormir, levar o cachorro pra passear ou por qualquer outro motivo assim. Beleza, o problema é que quando você religou o computador e abriu novamente o arquivo no Adobe Reader, louco pra retomar a emocionante leitura, você se deparou com a primeira página do livro e pior, você não se lembra o capítulo e nem a página onde você parou. Nããããããooooo!
Nem me fale meu amigo você teve que ir passando todas as páginas até encontrar o lugar onde você parou. Na primeira vez beleza, mas lembre que você vai demorar no mínimo três semanas para terminar o livro, imagine ter que fazer isso toda vez que for retomar a leitura. Afff!

Para isso eu trago duas soluções para os meus amigos leitores:

1ª - Você pode anotar a página na qual você parou num pedacinho de papel, deixar ao lado do computador e ir anotando todas as páginas até que você termine o livro. É o tipo de coisa que aqueles pais que não entendem nada de computador fariam. Urhhhh! Ri-dí-cu-lo!!! Além de contribuir para o acúmulo daqueles papéis não identificados espalhados pelo seu quarto é um desperdício de papéis que você poderia usar para imprimir a letra de uma música do NX Zero* ou uma receita de torta de fígado com jiló para a sua mãe......!?!?..... Pensando bem isso também seria um desperdício maior ainda de papéis. Mas de qualquer maneira existe um jeito muito mais fácil e racional de “salvar” o lugar onde você parou durante qualquer texto no Adobe Reader.
Ah, e nem adianta tentar achar isso na ajuda do Adobe Reader porque você não vai chegar em lugar nenhum. Essa ajuda muitas vezes só atrapalha.
A versão que eu testei é a 8.1.2, mas acredito que também funcione nas versões anteriores, se não funcionar... pô meu filho atualiza os programas do seu PC!
Mas se funcionar nas versões anteriores posta aí falando por gentileza.

Então chega de BLÁ BLÁ BLÁ e vamos ao que interessa!

Vamos seguindo em passos. Não vou nem colocar as imagens por que a operação é muito simples.

1° - Abra um arquivo de texto usando o Adobe Reader.
2° - Clique no menu “Editar” => em seguida “Preferências”. (Se preferir pode apertar as teclas de atalho Ctrl+K).
3° - Do lado esquerdo da janela onde diz Categorias: Selecione a primeira opção “Documentos”.
4° - No lado superior direito onde se lê “Abrir configurações” há várias checkbox, ou seriam checkboxes?? Bom, a segunda caixa de cima para baixo “Restaurar as configurações da última visualização ao reabrir os documentos” deve estar desmarcada. Marque-a.
5° - Clique no botão OK
6° - Posicione a visualização em qualquer parte do texto.
7° - Agora feche o arquivo e saia do Adobe Reader.
8° - Reabra o documento pelo Adobe Reader. 

Tcharam! Coisa linda né. Tenho certeza que vai ajudar muitos leitores digitais de plantão. 
Agora passem a diante e não esqueçam de deixar um comentário aí. Valeu? 
Estou preparando mais algumas dicas sobre Windows e programas populares. Fiquem de olho. Então até a próxima dica. Fui.

*Este texto foi postado em 2008.

191 comentários:

hell disse...

BRIGADOOOOOOOOOOOooo

ajudo mntt

[ Rafael Scott G. M. ] disse...

Valew! Muito boa! :D

Unknown disse...

cara, muito obrigado!!!! há anos estava utilizando a técnica do papelzinho, heheh...

Unknown disse...

Na versão 6 abra a mesma janela e clique na palavra inicializar e marque na opção abrindo documnetos, na caixa reavrir documentos na última página axibida, selecione a opção, todos os arquivos.

Unknown disse...

Grande Lucas... Valeu a dica meuirmao. Como prêmio voce ganhou uma torta de fígado com giló. Valeu!!!

Unknown disse...

Grande Lucas... Valeu a dica meuirmao. Como prêmio voce ganhou uma torta de fígado com giló. Valeu!!!

leonmuse disse...

Genial, cara! Parabéns, muito obrigado... A minha versão é em inglês e estava difícil achar algo do tipo. Eu antes procurava pela opção "bookmark", que seria um "marca-páginas". Valeu mesmo!

Unknown disse...

Bacana isso heim.. eu nao usava papelzinho.. anotava em um bloco de notas.. hahhahhahaha

Unknown disse...

Obrigado pela diga. É extremamente útil.

Unknown disse...

Valeu mesmo cara, salvou minha vida...muitíssimo obrigado....nunca ia solucionar este "dilema"....

Shi... Lua disse...

Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
Nossa me matei de procurar uma forma de marcar a página em que estava na hora de fechar o arquivo. Valeu mesmo!

FUBAMSB disse...

Brigadão amigo, estava lendo Harry Potter e não conseguia salvar, valeu meeeeessssssssmo.

Unknown disse...

muito foda manu.. valeu mesmo tu é o cara...

ed disse...

Poxa velho nao conseguir, fiz tudo igual mas quando fecho que vou abrir so vai ppra pagina inicial

me da uma luz

Overdoso disse...

Porr@!! Brigadão aê, me salvou a pele...

Unknown disse...

Mtooooooooooo bommm, antes eu escrevia no nome do livro a pagina q tinha parado ! Melhor q anotar no papel ! kkkkkkkkkkkkkkk

keitman disse...

Explicação, simples e efetiva, muito obrigado, a adobe deveria te contratar como diretor de marketing... rsrsrs... gosto mais do reader agora!

ed disse...

Pode acontecer de alguns livros abrir e outros nao?
Esta acontecendo isso com os meus
Valeu a força

ed disse...

Pode acontecer de alguns livros abrir e outros nao?
Esta acontecendo isso com os meus
Valeu a força

Johnnes disse...

POR ISSO Q eu adoro a internet !!
um post de 2008 me ajudou em 2010 !
coisa de stargate ! kkkk
vlww foi de grandississima serevnetia

Rychelmy Imbiriba disse...

AMIGO!! VC É MUITO FERA!! MARAVILHOSO!!!OBG!!

Paulo Roberto de Castro disse...

Lucas
Obrigado rapaz, sua dica foi muito util

Paulo Roberto de Castro disse...

Lucas
Obrigado, sua dica foi muito util.

Raul disse...

NNOOOOOOOSSSSAAAAA, SÓ IIIISSO? E EU SOFRENDO COMO UM "ASNO"?
MUITO BOA A TUA DICA
PARABÉNS!

Marcus disse...

Sensacional! Muito obrigado pela dica! Farei referência ao seu ótimo post no meu blog, ok? Um abraço.

cunhabom disse...

vlw, nas versões pagas,eu acho, tem ou tinha marcador de paginas.
com sua dica estou de volta p o futuro, rs............

Unknown disse...

Nooossa veei mto valw, mto phodda o seu txto nunca ri tanto num tuto tão simples assim...de 2008 ainda.
Bem, eu rashei os bico em "imprimir letra d musica d emoX zero ou receita d jiló"hauhuahuauhahuhua.
Hj em dia, vc escreveria "Imprimir musica do restart"(creedo), mas pensando beem, as "musics" deles são tão ruins q msm odiando agente decora=X.Nossa, parece q eu toh cv c/ uma pssoa do passado(2008), tah bom, viajei!=P
Agora posso leh Percy tranquila...
OBGD!

Sula C.S. disse...

era o que eu estava precisando, valeu pela ajuda!

Carlos Henrique disse...

Dica salvadora

Carlos Henrique disse...

Dica salvadora

lucas.blogger disse...

Gostaria de agradecer ao pessoal que deixa os comentários. Fico surpreso que depois de tanto tempo que escrevi esse post ainda esteja ajudando muita gente. Obrigado msm. Valew!

Laura Machado. disse...

Nossa, muito obrigada mesmo. TE AAAAAMO! hahaha, e gostei do senso de humor no post ;) bjjs

Victor ; disse...

Aeeeeeeeeê! Valeu!

Anônimo disse...

muito bom cara valeu

Antônio disse...

Valeu pela dica, excelente.

Fábio disse...

Cara! Muito obrigado. Funciona e indico a todos a utilizarem este procedimento. Fábio.

bboy seya disse...

po cara vlw
quebrou moh galhão
xD

Anônimo disse...

Finalmente achei o que procurava!
Parabéns!

Anônimo disse...

Nossa, super obrigadaaa mesmooo!! Muitoo bom isso!! Uma luz pra quem le em pdf!! Brigadao!!

Rúbia Kercher disse...

Obrigada :)

Eduardo disse...

Parabéns!!!

Muito obrigado!!!

Douglas d'Aquino disse...

Muito obrigado! Achei vários métodos bizarros para fazer isso, alguns até envolviam instalar um javascript na pasta de configurações do programa (infelizmente só funciona no windows xp).

sua solução foi a melhor até agora, mesmo que não dê pra marcar várias páginas, pelo menos eu não preciso mais ficar navegando pelo arquivo até achar a página em que eu estava... e é uma solução bem simples, obrigado.

Anônimo disse...

EXCELENTE! VALEU PELO POST...
UM ABRAÇO!

. disse...

mmmuuuuuito show, kara vlw!

Alex Xavier disse...

Rapaz! Teu blog já foi para os meus favoritos.

Raquel disse...

Eu te amo, cara.... beeeeeeeeijo

Anônimo disse...

Obrigada!

Jean disse...

Vlw mesmo. Foi de grande ajuda. Ateh a próxima dica..

Pedro disse...

Putz!! Me salvasse, Valeu mesmo.

Larissa disse...

Muito obrigada :D Deus certo

Anônimo disse...

pooh kra' eu ia curtir a página que me ajudou e continuará me ajudando pakas, mas como não tem vou deixar meus agradecimentos como comentario no anonimato mesmo, Valeu Tioo' :P

Anônimo disse...

Fiz tudo igual, mas não tá funcinando. Vou baixar o foxit reader é mais futuro

Anônimo disse...

NÃO FUNCIONA PARA ADOBE READER X (ou versão 10.0)

Ismar disse...

Valeu amigão

Dri disse...

ótimooo deu certinho obrigada

Anônimo disse...

Perfeito, muito obrigada *-*

Princess of Dark disse...

Cara mt obrigado mesmo. Eu parei de ler livro por causa disso. Vc me salvou. Eu costumava anotar em broquinho do comp. mas as vezes esqcia de anotar e perdia. Mt obrigada mesmo. E vc tava certo no adobe nao fala nada. Ah adorei as piadas q vc fez no texto, oq me fez querer ler o texto todo. Cont. assim. Obrigado.

Allex Aguiar disse...

se eu fosse uma mulher mais linda e gostosa q. vc já viu eu te dava!!!
mas como não sou deixo meu muito obrigado valeu amigo!!!

Allex Aguiar disse...

se eu fosse uma mulher mais linda e gostosa q. vc já viu eu te dava!!!
mas como não sou deixo meu muito obrigado valeu amigo!!!

Lilyca disse...

Nooooooooooooooooooooooossa!
Muito obrigada mesmo!

Ajudou bastante!

Fique com Deus. ♥

Julio Ribeio. disse...

CAAAAAAAAAAAAAAAAARAAAAAAAAAAAAAAAAA!Muito obrigado, bisho. Desse jeito fica perfeito.

Anônimo disse...

Boa Dica

Anônimo disse...

Essa dica foi demais, obrigada!

Anônimo disse...

Cara, fantástico, já lí mais de 100livros baixados em PDF, mas com essa ferramenta agora cara, vou ler mais uns 300 antes de morrer, muito boa essa dica.
flaviosilva32@hotmail.com

Anônimo disse...

Desde 2008 esta dica foi postada e continua ajudando muita gente! Valeu!

Princess of Dark disse...

Ajudou bastante mas agora meu adobe não qr aceitar. foi atualizado e agora é o adobe reader X. nele não tem como fazer isso não? por favor me ajude. obrigado desde já.

lucas.blogger disse...

Pessoal, até a versão X (10.1.2) o procedimento é o mesmo.
Obrigado pelos comentários.
Grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Valeu!! Muito importante a ajuda!!

felipe melo disse...

cara so o google mesmo pra indicar vc cara valeu agora eu posso ler meus livros e parar em qualquer lugar... antes eu parava so no final de cada capitulo...
valew....

Daniel Santos Moraes disse...

Salvou minha vida. Obrigado!

Anônimo disse...

Putz velho, ajudasse pacas, facilito a minha vida mto agora, chega de gastar papeis, hahaha
Abraco!!

Paulo disse...

Booooooa, ajudou demais!

Odilon Faustino disse...

Aeeeeeee Garoto! Valeu, valeu

Anônimo disse...

Muito obrigado mesmo... Fiquei seu fã.

Anônimo disse...

Nossa,Valeu pela a dica!! Me ajudou bastante.Resolveu meu problema!Obrigada por compartilhar essa informação.

Carlos Eduardo disse...

Cara,... salvou minhas leituras. Obrigado!

Anônimo disse...

há muito tempo que eu procuro por isso ... valeu meu camarada

Taciana Ferreira disse...

Adooooreeeeeiiii!!!
Com esse marcador de texto virtual minhas leituras de livros digitais ficaram mais práticas, obrigada!!!
Uma dica: o texto no PDF pode ser convertido para leitura em voz alta, no próprio documento em PDF já existe esta opção somente com a voz em inglês, é só ir em visualizar última opção, mas eu descobri como converter a voz em português instalando o plug in chamado Raquel. Entre neste endereço e veja como: http://williamviper.blogspot.com.br/2011/10/seu-computador-lendo-em-voz-alta.html

jean greenleaf disse...

kra, valeu mesmo!!! to lendo band of brothers, e tem umas 500 paginas. não aguentava mais ficar meia hora procurando a pagina em q havia parado. qdo axava, ka tinha perdido a vontade d ler

valeu

Andréa disse...

adorei comecei a ler Guerra dos Tronos e o 1o. tem mais de mil páginas ..... vou repassar .. mto obrigada!!! =)

Andréa disse...

adorei comecei a ler Guerra dos Tronos e o 1o. tem mais de mil páginas ..... vou repassar .. mto obrigada!!! =)

Anônimo disse...

Valeuuuuuuuuuuuuuuu me ajudou bastanteeeeeee.. estava quaaaase escrevendo nos papéis.. kkkkkk abç!

Anônimo disse...

Poxa, não é que funcionou mesmo! Nem sei qual é a versão do meu Adobe. XD Mas valeu muito! Um beijo no coração. rsrs

David disse...

putz q boi valew :) lol

Levemente Insano disse...

Era tão simples que faz até vergonha dizer que eu não sabia! Obrigado, meu caro. Foi de grande serventia. abraço.

Isadora disse...

Amei!pow cara me ajudou bastante.A eu queria dizer yambém que vc escreve super bem!Valeu msm :)

Anônimo disse...

Como é bom ler algo que ajuda de verdade, obrigada!

Anônimo disse...

Muito bom amigo, ajudou demais. abraço.

Anônimo disse...

Além da sua dica ser ótima, seu texto tem um bom humor de primeira!!! Parabéns e muito obrigado pela ajuda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Já que pediu pra comentar Kk, OBRIGADA ajudou bastante.

Unknown disse...

muito obrigado foi muito útil para eu ler, as crônicas do gelo e do fogo, valeu.

ANTICARTESIANO disse...

.MUITO BOM...VALEU!!

ANTICARTESIANO disse...

.MUITO BOM...VALEU!!

Anônimo disse...

Muito obrigada pela dica, eu já estava procurando outro leitor de pdf por causa desse probleminha de não conseguir salvar na página que eu havia parado.

richard disse...

Nossa, vlw cara foi muito útil

Anônimo disse...

nossa que máximo !!!!!me ajudou muito viu?! brigadão msm

Anônimo disse...

top de mais, estava precisando muito. parabéns

Anônimo disse...

Ae sim chega de ficar procurando kkkkk

drikka disse...

perfeito. meu outro pc faz isso automaticamente, mas esse não. valeu mesmo, obrigado.

Anneliese disse...

Cara, eu te amo!!!Você é o cara!!!

Anônimo disse...

NOSSA VLW MESMO HEIN... PROCUREI MUITO E SÓ ACHEI A SUA DICA PARABENS EU ESTOU LENDO 50 TONZ DE CINZA E MEU AJUDOU MUITO

Unknown disse...

Cara, por enquanto, foi minha maior descoberta de 2013... Vlw, moleki!

Anônimo disse...

cara,muitoooooooooooo obrigado pela dica,salvou minhas leituras

Lana disse...

Estou a anosss procurado como marcar isso.
MUITO OBRIGADA!
Utilidade pública esse post!

**ludý** disse...

AHHHIII obrigadoo perfect!! consegui até com o meu em ingles.. *-*

Unknown disse...

Muito fera cara, obrigado :)

Unknown disse...

Mto obrigado cara. Fera mesmo! :)

Unknown disse...

Nunca deixo comentário de nada, mas depois desta sua dica eu tive que deixar kkkkk Vaaaaaleuuuuuu!!!

Anônimo disse...

Amém kara, n aguentava mais fazer o esquema dos tios que não sabem mexer no PC hahahahah' abrçs

Prof. Rafael disse...

Recomendo o uso do foxit. Ele tem marcadores de página.
Vc pode criar diversos marcardores para um ou mais textos (pdf).

Prof. Rafael disse...

Recomendo o uso do foxit. Ele tem marcadores de página.
Vc pode criar diversos marcardores para um ou mais textos (pdf).

Anônimo disse...

Obrigado!!!

Sebastiao disse...

meu amigo muito obrigado essa dica foi de++++++++++++++ estava lendo o livro as cronicas de gelo e fogo fazia horas q estava tentando marcar a pagina e não conseguia. e com essa sua dica foi facil facil.valeu

Andreia disse...

Boa dica ! valeu mesmo , eu meio que lembrava a pág que tinha parado , mas as vezes falhava rsrs . Obrigada pela dica .

Thamara disse...

um post de 2008 me ajudou em 2013, isso eh magnífico! uahahuuha

Thamara disse...

valeeeeeuuu!

kell disse...

nuss brigado viu eu ja estava desistindo de ler em pdf

kell disse...

aee vlw ...eu ja estava desistindo de ler em pdf

Luan disse...

Muito bom cara,brigadão!

Anônimo disse...

hehehe!!!!!!!!! Valeu a dica, e agora não tenho mais desculpas para não ler meu livros, e não são poucos os arquivos que tenho, acabaram-se minhas horas de puro ócio improdutivo!

Anônimo disse...

LUCAS! VC VAI FAZER UM POST SOBRE O MARCA-TEXTO DO PDF? Estou enroladíssimo também para imprimir só o que foi grifado. É possível? vlw"

Anônimo disse...

Obrigaduuuu :D

Anônimo disse...

OBRIGADAAAAAAAAAAA...SUA DICA ME SALVOU !! EU ESTAVA LOUCA COM ISSO !!!! VALEU!!!!!!!

Anônimo disse...

mt bom funcionou!! :D

Valerie disse...

Obrigada, valeu muito!

Anônimo disse...

Valeu, dica preciosa.

Eugênio Hertz disse...

valeu demais mano!!!!!

Sandra Tonelli disse...

VALEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUU!!! Brigadão!!!

Anônimo disse...

Valeu, cara. Eu usava uma técnica semelhante a do papelzinho, salva um "txt" com o número da página. Mas a partir de agora vai melhorar e muito. Obrigado

Unknown disse...

Oie!!!! valeu mm........ muito obrigada!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quem não quiser fazer isso pode marcar o número da página que parou em um documento do word assim não acumula papel

Anônimo disse...

Muito obrigado!!! Vou passar adiante.

Anônimo disse...

Me ajudou bastante, cara! Uma grande assistência para quem está lendo vários textos gigantes no Reader e acaba se esquecendo sempre de onde parou. Valeu!

Anônimo disse...

Valeu cara, me ajudou muito =].

MURILO disse...

obrigado man.ajudou bastante.

Anônimo disse...

Parabéns dica muito boa.

Anônimo disse...

Parabéns dica muito boa.

Anônimo disse...

Mano!!!

Essa quebrou meu galho!!!
Sou um leitor de pdf viciado e essa dica ajudou para caramba!
Valeu pela dica.

Henry

Enio N. Santos disse...

boa, mas da próxima não enchi linguiça, afinal a gente tem muito oq ler. obrigado

johnwesley_silva disse...

Parabéns cara!
me ajudou bastante. Fica na paz.

Unknown disse...

Ai caralho, vlw meu parceiro, agora sim hein! um abraço mano fuiii

Pedro Henrique R.Stos disse...

Obrigado, muito bom!

Anônimo disse...

Muito boa a dica! Valeeeeu!

Anônimo disse...

Muito boa a dica! Valeeeeu!

Lyce disse...

Muito, muito obrigada! Chega de papelzinho rs

Anônimo disse...

Ótimo!!!

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Obrigado pela dica.

Unknown disse...

good!!!!!!!!!!!!!
mto boa dica!
vlw!

Anônimo disse...

Muito Obrigada,sensacional postagem,funcionou no meu adobe reader XI.Deus te abençõe por sua postagem e pela boa vontade em ajudar aos outros.um grande abraço!

Anônimo disse...

valew cara

Aline disse...

mto mágico!!!valeu!!!

Lu Nandes disse...

MUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA DE VERDADE!

Anônimo disse...

Olá, eh possível fazer essa configuração na versão para Windows Phone? Juliana

Anônimo disse...

a muleque

Anônimo disse...

A dica é antiga, mas funciona que é uma beleza. Muito obrigado.

Unknown disse...

Obrigado, vc salvou muitas árvores.

Unknown disse...

Perfeito! Muito obrigado, quebrou um galhão!

Giovana disse...

Me ajudou no Windows... Mas no Debian não... eu marco a caixa mas não dá certo! ele continua a abrir a primeira página! pode me ajudar?

Anônimo disse...

Me ajudou no Windows... Mas no Debian não... eu marco a caixa mas não dá certo! ele continua a abrir a primeira página! pode me ajudar?

Anônimo disse...

Um post de 2008 me ajudou em 2014 kk muito massa valeu

Anônimo disse...

Comigo não funciona. Não importa o que eu faça :(

Unknown disse...

E se mesmo assim não funcionar, eu faço como?

Unknown disse...

E se mesmo assim não funcionar, eu faço como?

Ana disse...

Show, muito bom. Funcionou direitinho no Adobe XI. Valeu, Lucas ;)

Anônimo disse...

Muito obrigada pela dica!

Anônimo disse...

Muito obrigado pela dica!

Anônimo disse...

Valew Cara!!! Me adiantou muito!!!!

Anônimo disse...

Seu Lindo, me ajudou muito!

Anônimo disse...

SIM, ESTAMOS EM 2015 E EU NÃO SABIA DISSO, LI AGORA.

Acho que te amo. Obrigada!

Sabrina

Unknown disse...

Sensacional! Adorei a dica! Parabéns!

Luciano Silvestri disse...

Não funcionou pra mim :(

Vander disse...

Obrigado em 2016!!

cacheada louca disse...

Nooossa muuito obrigada... ♥

emannuel disse...

Tem com fazer isso no office word?

Jacqueline disse...

Obrigada!!! sua dica foi super útil!!! :)

Gogodoy disse...

Muito bom!! Valeu mesmo pela dica. Costumo ler 2 livros ou mais em PDF, e às vezes perco um bocado de tempo procurando onde parei. Show!!!

Unknown disse...

Muitissimo obrigado.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo! Já estava sem paciência, pensando em excluir vários arquivos que tinha baixado pra ler, os quais muito bons.
Parabéns pela dica.

EntreAmigos disse...

Obrigado! Você é fera, é mais do que fera...é um feriado!

Unknown disse...

ioi
salvo amigo
ja nao aguentava mais ter q rolar todas aquelas paginas
:)
paz

Unknown disse...

ioi
salvo amigo
ja nao aguentava mais ter q rolar todas aquelas paginas
:)
paz

Anônimo disse...

Valeu fera!

Priscila Graziela disse...

Me ajudou bastante! Já estava ficando desmotivada a ler livros em pdf por isso. Obrigada por compartilhar o conhecimento!

Unknown disse...

Valeu e obrigado por mais essa dica meu amigo!

Unknown disse...

Maravilha eu procurei tanto isso e não encontrava. Obrigado pela dica, valeuuuuuuuuo!!!

O uso das TICs na produção de Texto disse...

valeu. vc é o cara.

Anônimo disse...

Muito bom, valeu ,de grande ajuda ,obrigado.

Anônimo disse...

Mesmo o texto sendo um pouco antigo foi de muito ajuda, valeu!

Unknown disse...

Show!

jeanlopes disse...

Precisei disso por vários anos. Muito obrigado!